terça-feira, 2 de abril de 2013

Divagando na cozinha – Rabanada fácil e deliciosa




Ontem fui eu, hoje sou eu, um dia serei um você.

Serei um Você que considero melhor que o Eu. Assim, um Você que tem no sorriso o desarme de qualquer tristeza, que sabe rir de seus desencontros. Que volta quando estou indo, que não sente a solidão mesmo não sendo o único de alguém.

Então, esses são meus pensamentos enquanto separo os ingredientes das rabanadas deliciosas que vou fazer. Quatro ovos, um litro de leite, quatro colheradas(sopa) de açúcar, umas vinte fatias de pão amanhecido cortados com um centímetro de largura. Uma tigela para bater muito bem os ovos, depois juntar o açúcar e o leite. Tudo sobre o balcão da pia.

Batendo os ovos, vejo as claras se misturarem às gemas desfeitas, até que a mistura se torne perfeita, nenhuma nesga de gema ou de clara sobressaindo-se na mistura... Como devem ser os amores, uma mistura perfeita de suas diferenças, um juntar ao outro seus dons e na aceitação diluir o que pode incomodar.

Frigideira funda com óleo no fogo, mas tomando conta para que o óleo não esquente demais. Exageros sempre acabam por queimar qualquer querer. Quero ser o Você que não pede mais do que alguém pode lhe dar.

Tigela com a mistura perfeita e pães perto do fogão, pego uma fatia espetada num garfo e a mergulho na mistura de ovos, leite e açúcar, rápido para não encharcar. Coloco com cuidado no óleo quente, depois outra e outra, espero e... Esse é o cuidado que o Você tem ao enfrentar desavenças, escolhe as atitudes, evita choques que até podem parecer térmicos.

Agora virar as fatias na frigideira e dourar rapidamente o outro lado. Feito, fatias douradas dos dois lados vão para um travessa com papel absorvente para roubar todo excesso de óleo. Será que o Você que quero ser, sabe tirar dele tudo que não é bom?

Agora vou preparar a maquiagem das fatias com uma xícara de açúcar e uma colher de sopa, de canela em pó. Isso também tem que ser muito bem misturado enquanto isso sinta o aroma da canela que alegra a cozinha. Passe uma a uma as fatias douradas nessa misture e arrume-as num travessa, caprichando no visual. O Você que serei um dia é assim, perfumado, aparência agradável que desperta amor e aconchego a todos que dele se achegam.

Variações do costumeiro são bem-vindas ao Você em receitas e nos dias tipo, sair da mesmice, inventar, ousar, experimentar e nessa receita pode-se substituir o açúcar que se mistura ao leite, por uma lata de leite condensado, refina mais o paladar.

A receita desse Você que viverei, ainda não tenho. Quem a tiver, por favor, não seja egoísta e me passe com todos os ingredientes e os modos de fazer explicados minuciosamente. Por enquanto, fico mesmo é degustando minhas rabanadas deliciosas. Está servido?



3 comentários:

  1. Quem sabe se nos colocarmos no lugar do outro?
    De sua sempre fã que Vigia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou ruim pra charadas e nem tento resolver, vou ficar em conjecturas disso e daquilo, vou supor essa e aquela e vou ficar sem saber. Mas sei que gosto que me vigie, continue, continue...

    ResponderExcluir

Revele que esteve aqui!