quinta-feira, 16 de maio de 2013

Refletir, Reflexão, Reflexo







Refletir

Pode ser espelhar ou reproduzir, mas também indica pensar demoradamente:

Refletiu muito antes de se decidir.

Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir. (Henri Paincore)

Reflexão

Nos lembra espelho, ou qualquer superfície refletora de imagem ou de som. O espelho mostra nosso exterior, o que é exibido aos olhares, nossa superfície.

Somente conheceremos nosso interior com reflexão interiorizada corajosa e consciente de nossos atos, de nossos anseios, de nossos porquê’s que quase sempre não sabemos... Por que ele me irrita? Ou por que fui magoada? Por gosto dessa e não daquela? Por que recrimino uma atitude normal de alguém? Por que ressalto defeitos dos outros...?



Reflexo



Imagem refletida por efeito da reflexão da luz, da cor de um corpo em outro. Pode ser uma ação física reflexa, um reflexo sensorial produzido com reação súbita boa ou má. Acontecem também reflexos em atitudes derivadas de nossos valores, nossos desejos ocultos, dos desejos tradicionais, ou dos censurados.

Refletir, Reflexão, Reflexo... Palavras ligadas a pensamentos, a sentir, a espelhos espirituais muito mais que a espelhos físicos.

Refletir, Reflexão... Reflexo de Si.

Reflexo de Si ou reciprocidade, através da fidelidade e sinceridade dos nossos princípios, valores ressaltados pelo filósofo Confúcio, que devem governar nossas ações em relação aos outros. A chamada Regra de Ouro, “faça como desejaria que fizessem a você” aparece no confucionismo como negativa: “O que você não deseja para si mesmo, não faça aos outros”. A diferença parece nenhuma, mas é indicativa: Confúcio não diz o que fazer e destaca o “não fazer” em vez da ação do “fazer”, o que implica em modéstia e humildade. Tais valores são a forma de fidelidade e sinceridade com nós mesmo. 

Vou exercitar muito o Reflexo de Si, será bom para os que encontrarei pela vida mas principalmente, deve ser muito melhor a mim...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revele que esteve aqui!