sexta-feira, 31 de agosto de 2012

RECEITA A MINHA MODA

Empadinhas ou Torta de Queijo




Casa da Sogra sem receitas, não é casa da sogra!

Uma amiga, há dias pediu essa receita. Prometi enviar pelo e-mail e esqueci. Agora pensei, vai que outras amigas e amigos (por que não?), queiram também. Disse amigos porque minhas receitas são fáceis, nada de muito trabalho na cozinha e até você, meu leitor, será capaz de fazer. Quer dizer, às vezes busco receitas elaboradas, demoradas. Nessas ocasiões coloco uma placa de “Entrada Proibida”, na porta da cozinha. Sei... está querendo saber o porquê, não é?

Está bem, eu conto: porque no tempo que estou misturando ingredientes, ou descascando legumes ou tratando uma carne, é quando minha mente viaja legal! É nesse tempo que surgem ideias criativas, ou resolvo pendências, ou dissolvo mágoas, ou revivo dias felizes, ou sonho fantasias, antes também, até planejava vinganças!

Bom, vamos às empadinhas de queijo, senão minha amiga para de ler, ela é meio nervosinha. (espero que ela não leia isso!):

Amiga pegue aí uma vasilha e coloque nela, 200 gramas de margarina culinária e junte duas gemas e tente, com um garfo, misturar os dois ingredientes. Não me queira mal, porque a culpa não é minha deles não se misturarem, mas dá para fazer a margarina ficar assim tipo, moída e navegando pelas gemas.

Mas atenção Amiga, para uma receita ficar saborosa tem que ser feita com amor.
Não, não é outro tipo de ingrediente ou recipiente. É o velho amor que tão bem conhecemos e queremos, sentimento mesmo. Sinta amor, enquanto prepara as empadinhas, por quem irá saboreá-las, entendeu? A seguir, com o amor instalado em seu coração, coloque uma colher de café de sal e misture, depois vá adicionando e misturando com carinho, 24 colheres de sopa de farinha de trigo. Tudo ligado forre forminhas de empadinhas ou uma forma redonda de uns 20cm de diâmetro, sabe o que é diâmetro, não é? Para “forrar” as forminhas ou forma, coloque um pouco de massa dentro da forminha ou forma e com as mãos, elegantemente vestida por luvas descartáveis e sem uso, espalhe a massa comprimindo-a na forma e tentando distribuí-la uniformemente. Sei que você consegue!

Agora o recheio, porque empadinha ou torta que se preze, tem que ter recheio. Igual a nós, e recheio dos bons como devemos ter, trabalhado, questionado, acrescentado sempre de novos ingredientes e modificado quando necessário. Sorte que o recheio das empadinhas é bem mais fácil de conseguir e mais rápido, que o nosso.
Amiga, não perca a paciência, afinal você me conhece bem. Vou relacionar os ingredientes e, ao mesmo tempo, ensino o que fazer com eles. Assim:

Pegue na geladeira, 4 ovos, 1 1/2 xícara de leite e 250 gramas de queijo Minas. Na dispensa, que imagino você tenha, pegue 2 colheres, das de sopa e rasas, de farinha de trigo e no armário de guardar todos os trecos que necessitamos na cozinha, pegue o liquidificador.

Agora amorosamente, coloque os ovos, o leite, o queijo cortado em pedaços pequenos, ou se tiver paciência rale no ralador. Óbvio, seria onde? No liquidificador!

Ahh ... e não faça como acabei de fazer e esquecer de colocar 1 colherinha das de café, de sal, junte também a farinha, ligue o liquidificador e como uma Ana Maria Braga ... sambe ao ritmo maravilhoso dele afinal, você está realizando um ato de amor, está feliz, então... dance sorrindo e sonhe com prazeres. 

Bateu e sambou bem? Ótimo, agora despeje o recheio nas forminhas forradas com a massa e não exagere para não derramar, ok? Já pode colocá-las no forno em temperatura média, tipo 200 graus. Enquanto assa as empadinhas, ligue e me convide para que eu experimente e avalie, combinado?

Se a preguiça estiver presente em teu físico e preferir fazer a torta, pode temperar o recheio com uma pitada de noz moscada e pimenta. Também frite, ou coloque sobre uma folha de a papel absorvente e leve ao microondas por 1 minuto, tiras de bacon e distribua no recheio da torta e ... forno nela. Também preciso degustar a torta para comprovar se você seguiu meus conselhos. Se quiser uma torta mais leve, troque o bacon por rodelas de alho porro, ou de palmito ou de abobrinha. Tente, invente, ouse!

Sucesso no empreendimento, irá se sentir orgulhosa ao admirar o resultado final... como em tudo que faz de bom pela vida!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revele que esteve aqui!