segunda-feira, 5 de novembro de 2012

APRENDENDO O AMOR, A AMIZADE E O PERDÃO

CURRÍCULO VIDA II



Hoje continuo compondo meu Currículo Vida que exibe as disciplinas e meu desempenho nelas até hoje, durante o curso na Universidade da Vida, pois a cada dia, novos módulos das disciplinas são apresentados. Entre as essenciais, a mais difícil e, em algumas situações, quase impossível é:

Aprendendo o amor, a amizade e o perdão.

Apesar de envolver três sentimentos distintos, não é possível estudá-los em separados:

Existe amor sem amizade? E amor ou amizade sem perdão, sobrevivem?

A professora Vida prepara aulas práticas e demonstrativas sobre o amor, a base da vida, o que deveria impulsionar o mundo. Os discípulos assistem e concordam entre si que é fácil de executar seus ensinamentos e que obterão aprovação facilmente. Muitos até abandonam as aulas por se avaliarem aptos à prática do amor e nem ouvem a explanação da mestra. Aos poucos estou percebendo que é preciso aprender a amar. Que amor não é aquele sentimento que ocorre como a rapidez de um relâmpago entre duas pessoas. Amor é maior. Amor é cura interior se soubermos amar e receber amor.

Hoje já aceito que amor é treino e que, como na prática de qualquer atividade onde é necessário adquirir um bom condicionamento físico, o treino para o amor também deve ser passo a passo e contínuo:

- Se aprender. Sim, preciso me conhecer integralmente, meus erros e meus acertos e, principalmente meus desejos. Assim aceitarei erros do outro e saberei também satisfazer seu querer. Um dia conseguirei!

- Entender que crises que acontecem, são momentos onde ao enfrentá-las tenho a chance de rever meus atos e reconhecer meus erros. Relacionamentos sempre estão sujeitos a crises e tenho que aprender a crescer com elas, usar a meu favor.

- Aceitar as diferenças. Sim, estou assimilando, aos poucos é verdade, que não sou a perfeição para ser modelo para ninguém. Se vejo a vida em lilás, tenho que entender que para outros ela pode ser azul ou roxa.

- Perdoar. Quando me causo dor, não fico magoada com meus erros, pelo contrário, procuro por desculpas, muitas vezes até me agrado com mimos e vontades satisfeitas que me levam a esquecer. Então porque não esquecer mágoas que alguém me causou e perdoar, ou se não for possível esquecer, procurar entender e principalmente, pesquisar em mim o porquê de ter sido ofendida.

E com o aprendizado do amor e do perdão estou ampliando a capacidade da amizade.



Um comentário:

  1. AMOR, AMISTAD, Creo que un amor no es real sin la amistad y la compenetración de dos personas, sin tener confianza y compañerismo, seria deseo y no amor. La amistad real es algo que dura para siempre, y el amor si es real también, las pasión dura un suspiro.

    ResponderExcluir

Revele que esteve aqui!