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Números existem em
função da natureza, e nosso conhecimento da natureza existe em função dos
números. Inclusive, dos números também se vale nosso corpo: o peso, a
temperatura, a pressão arterial, as medidas corporais, os graus das lentes que
corrigem a visão. A vida também é explicada em números: os séculos, as datas,
as horas, as idades, as distancias, as medidas, as porcentagens, os capitais
financeiros, as quantidades, e muitos outros casos e acontecimentos.
Número lembra
matemática. Será que também temos Matemática e Natureza?
No livro Código de Da
Vinci, o autor cita a Seqüência de
Fibonacci e a Razão de Ouro.
Muitos devem ter ignorado e talvez não entenderam o raciocínio do personagem, o
que não fez muita falta graças à habilidade do autor. Essa seqüência põe por
terra o argumento de muitos que não vêem beleza, nem arte, nem poesia na
matemática.
De modo rápido
apresento a Seqüência de Fibonacci, que origina um número chamado por Da Vinci
de “A DIVINA PROPORÇÃO”,
indicado pela letra grega “PHI”.
Durante anos o homem
procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o
retângulo de ouro. Era um retângulo, no qual havia proporções (divisão entre dois
valores numéricos) do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa
proporção tudo era construído. Assim eles construíram o Pathernon, a proporção
do retângulo que forma a face central e lateral, a profundidade dividia pelo
comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.
Os Egípcios fizeram o
mesmo com as pirâmides, cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo a de
baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e
assim por diante. Encontramos ainda o número Phi nas famosas sinfonias como a
9ª de Bethoven e em outras diversas obras.
Em 1200 Leonardo
Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos
criou aquela que é provavelmente a mais famosa seqüência matemática a Série de
Fibonacci. A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles se
aumentavam a observando a reprodução de várias gerações e chegou numa seqüência
onde um número é igual a soma dos dois números anteriores:
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13,
21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987,...
Nessa seqüência, a
proporção entre um número e seu anterior é sempre 1,618. Tem uma calculadora?
Efetue a divisão e verifique. Para maior aproximação, pegue os maiores números.
A este número irracional (pois não é decimal e não forma período) chama-se Razão
de Ouro e parece ser a base matemática de tudo, desde a arquitetura à
fotografia, passando pela pintura, pela música, etc.
Mas por que esse número é tão apreciado por artistas, arquitetos,
projetistas e músicos?
Porque a proporção áurea, ou razão de ouro, como o nome sugere, está presente na natureza, no corpo humano e no universo. A proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colméia é 1,618. A proporção com que o raio do interior da concha de um caramujo cresce é de 1,618. A proporção entre a medida do seu ombro à ponta do seu dedo e a medida do seu cotovelo à ponta do seu dedo também é de 1,618. A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais de sementes de um girassol é de 1,618. Bem como a medida do sua perna ao chão em relação à medida do seu joelho ao chão. Essas proporções anatômicas foram bem representadas pelo "Homem Vitruviano", obra de Leonardo Da Vinci.
Porque a proporção áurea, ou razão de ouro, como o nome sugere, está presente na natureza, no corpo humano e no universo. A proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colméia é 1,618. A proporção com que o raio do interior da concha de um caramujo cresce é de 1,618. A proporção entre a medida do seu ombro à ponta do seu dedo e a medida do seu cotovelo à ponta do seu dedo também é de 1,618. A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais de sementes de um girassol é de 1,618. Bem como a medida do sua perna ao chão em relação à medida do seu joelho ao chão. Essas proporções anatômicas foram bem representadas pelo "Homem Vitruviano", obra de Leonardo Da Vinci.
“Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. As idéias de proporção e
simetria aplicadas à concepção da beleza humana” Nada obedece tanto a
DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano... Obra prima de Deus
Até hoje esse número é considerado uma proporção perfeita e, para
padronizar internacionalmente algumas medidas usadas em nosso dia-a-dia,
os projetistas procuraram “respeitar” a proporção divina. Meça
seu cartão de crédito, uma foto, um livro, um jornal e divida largura por altura que
encontrará 1,618. Desconsidere pequenas diferenças causadas por medidas
imprecisas.
A Razão Áurea ou Divina Proporção está presente na natureza, sempre
relacionada ao crescimento de todos seres vivos. Então, isso
tudo seria uma coincidência?
Ou seria o conceito
de Unidade com todas as coisas sendo cada vez mais esclarecida para nós?
OBS: Não
confundir o PHI(lê-se Fi) com o Pi que é a razão, ou proporção entre o
Perímetro(medida da volta) de uma Circunferência qualquer e a medida do seu
Diâmetro.
O valor do Pi
é, aproximadamente 3,14 e do PHI, como vimos, 1,618
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