segunda-feira, 12 de maio de 2014

Receita de risoto da Casa da Sogra




Um dos meus pratos favoritos, risoto italiano. Gosto. Considero um prato sofisticado de paladar refinado. Mas o que aprecio nele é a facilidade em prepará-lo, mas somente o faço quando estou apressada, pois o tempo de cozinhar é meu tempo de viajar mentalmente, também meu tempo criativo, meu tempo de planejamento e de orar, tempo de me resolver de alguma coisa que esteja me atormentando, meu tempo de acionar as lembranças boas, porque as que não forem tem entrada proibida.

Voltando ao risoto vejo que estou frente ao fogão e minhas mãos estão mexendo com uma colher de madeira, uma cebola grande picada para refogar em uma colher de sopa de margarina e outra de azeite extra virgem de acidez igual a 4,5. Pensando bem. esqueça essa história de acidez do azeite, isso foi um ataque de estrelismo meu, um azeite bom, basta. Engraçado, tenho sempre a sensação que meu cérebro é dividido em duas partes independentes, uma parte presta atenção no que fazem minhas mãos e a outra se entrega aos pensamentos. Isso acontece também quando cuido dos meus canteiros, ou quando desenho. Agora bateu saudades e vontade de desenhar, desde que operei minha coluna cervical quando foi colocada uma prótese, que não enfrentei mais a prancheta...

Já coloquei uma xícara e meia de arroz Arbório no refogado da cebola e fritei bem, e também meio copo de vinho branco seco que estou mexendo e esperando evaporar até o arroz ficar seco novamente... Hoje tive uma conversa com um amigo querido, não sei se ele continua meu amigo depois dela, eu continuo já ele desconfio que não. Achei que era meu dever como amiga levá-lo a refletir sobre um caminho que está se propondo seguir. Será que fui intrometida? Mas quem está fora do acontecimento e que não será afetado pelo que ele decidir, enxerga melhor. Só sei que ele saiu sem falar nada...

Voltando ao risoto, preparei um litro de caldo de legumes, com dois desses tabletes que compramos em supermercado. Agora vou adicionar o caldo, aos poucos e sem parar de mexer, esse é o segredo de um risoto bem cremoso.

O caldo já foi todo adicionado e o arroz está cozido e cremoso como deve ficar. Coloco três boas colheradas de requeijão, misturo bem e agora posso colocar palmito picado, ou então atum em conserva e também ervilhas verdes e alho poro em rodelas ou camarões já refogados com azeite e cebola e tomates sem pele, ou bacalhau também refogado com cebola e tomates ou frango desfiado, ou o que sua imaginação quiser e sua dispensa tiver.

Como quero acabar logo, e tenho uma lata de atum no azeite e também ervilhas e alho poró, é por aí que vou. Uma salada de folhas verdes variadas e tenho três tipos delas, e o molho que já está preparado, meu almoço já vai para mesa que também arrumei enquanto estive devaneando.

Receitinha do molho para a salada que pode ser preparado e guardado na geladeira em recipiente fechado.

2 partes de azeite; 1 parte de vinagre; 1 colher de café de alho socado; 1 colher de sopa de orégano, pimenta do reino e sal a gosto. Misture bem toda vez que for usar.

Nota: Arroz Arbório é encontrado facilmente nos supermercados, pelo menos no que fica pertinho da minha casa! No caso de não encontrar o Arbório, use o arroz normal mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revele que esteve aqui!