segunda-feira, 11 de maio de 2015

Vivendo a solidão





Solidão é o ato de estar só ou é sentimento de ser só?

Talvez eu seja uma das poucas pessoas que goste da solidão. Daquela solidão onde estou comigo mesma, onde me escuto e me respondo, onde me aprovo ou me odeio, ou me corrijo. Posso também me amar em cuidados, ou me ignorar com trabalhos agradáveis ou necessários. Soltar a imaginação em aventuras loucas. Dançar pela sala ao som da música preferida ou ler em perfeito silêncio.


E o que dizer da liberdade em assistir o filme que quiser? Ou de caminhar no ritmo que seu corpo prefere, observando tudo ao seu redor, sem distrair-se com conversas? Uma das coisas que mais gosto é sentar-me à mesa de um restaurante, ou num banco de praça e ficar observando o movimento de outras pessoas, a maioria devidamente acompanhada, pois poucos são os que conseguem conviver somente com sua própria companhia.

Solidão de estar só para mim, é sinônimo de liberdade, nunca de abandono.

Já fui uma solitária e o pior, uma solitária acompanhada. Essa é a verdadeira solidão! Você ter companhia e ao mesmo tempo saber que está só, que nem pode conversar consigo mesma em sossego, ou ter a liberdade de escolhas e ao mesmo tempo, não ter com quem dividir sonhos, realizações ou planos. Não ser importante para a companhia presente de corpo e ausente de espírito. Foi com essa solidão que aprendi e valorizei o “estar só”.

O psiquiatra e psicoterapeuta Flávio Gikovate afirma que, quem convive bem com essa incompletude está mais apto a relacionamentos saudáveis.


"Quem suporta ficar bem sozinho estabelece melhores vínculos afetivos. São aqueles para quem, realmente, estar sozinho é sempre melhor do que estar mal acompanhado".

2 comentários:

  1. É um prazer conhecer seu Blog, com mais tempo voltarei a comentar sem querer ser invasivo aos seus momentos de solidão, rsss! Imagino, seja o momento que compões. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, volte. Mesmo, porque uma companhia é bom nos momentos de solidão rsss!

      Excluir

Revele que esteve aqui!