sexta-feira, 29 de junho de 2012

COMO VIVER A SOLIDÃO



Solidão é o ato de estar só ou é sentimento de ser só?

Talvez eu seja uma das poucas pessoas que goste da solidão. Daquela solidão onde estou comigo mesma, onde me escuto e me respondo, onde me aprovo ou me odeio. Posso também me amar em cuidados, ou me ignorar com trabalhos agradáveis ou necessários. Soltar a imaginação em aventuras loucas. Dançar pela sala ao som da música preferida ou ler em perfeito silêncio. Preparar uma bandeja enfeitada com toalhinha bordada, flores num vazo pequeno, e um lanche de minha preferência. E o que dizer da liberdade em assistir o filme que quiser? Ou de caminhar no ritmo que seu corpo prefere, observando tudo ao seu redor, sem distrair-se com conversas? Uma das coisas que mais gosto é sentar-me à mesa de um restaurante, ou mesmo uma lanchonete, escolher no cardápio o que quero e ficar observando o movimento de outras pessoas, a maioria devidamente acompanhada. Solidão de estar só para mim, é sinônimo de liberdade, nunca de abandono.

Ser solitária acompanhada, essa é a verdadeira solidão! Você ter companhia e ao mesmo tempo saber que está só, que nem pode conversar consigo mesma em sossego, ou ter a liberdade de escolhas e ao mesmo tempo, não ter com quem dividir sonhos, realizações ou planos. Não ser importante para a companhia presente de corpo e ausente de espírito. É com essa solidão que se aprende e valoriza o “estar só”.

O psiquiatra e psicoterapeuta Flávio Gikovate afirma que, quem convive bem com essa incompletude está mais apto a relacionamentos saudáveis. "Quem suporta ficar bem sozinho estabelece melhores vínculos afetivos. São aqueles para quem, realmente, estar sozinho é sempre melhor do que estar mal acompanhado".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revele que esteve aqui!