quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CAMALEÃO





Ao saber de suas últimas atividades, que num curto espaço de tempo foi de Caubói na abertura de um Rodeio depois, para atração de Festa Regional e apresentador dos amigos a uma plateia atenta e a seguir, como modelo participa de um desfile de modas, desempenhando tranquilamente e com naturalidade essas atividades sem nenhuma semelhança entre elas, pensei: É um camaleão!
Como já revelei, penso coisas que não tem nada a ver com nada e nem com meus dias e o pior, tem pensamentos que não me largam, aí sou obrigada a escrever sobre eles. Esse dele e do camaleão foi um desses casos... Queria concluir se existe traço em comum entre o fazer natural do camaleão e o fazer racional dele, para ter surgido na minha mente perturbada a ideia de camaleão!
Fui aumentar meus conhecimentos camaleônicos.
Aprendi que a cor dos camaleões, dependendo da espécie, varia do marrom ao verde e algumas espécies são listradas. Um recurso importante, usado pelos camaleões para despistar os predadores e para atacar suas caças, é a mudança de cor.
Então disse a mim mesma, nada a ver, camaleão só muda a cor, transforma-se por defesa de sua sobrevivência, como se fazer em falso galho, ou falso ramo de folhas, ou uma pedra...
Ele, em qualquer atividade não se altera, o sorriso é o mesmo, o olhar também e as posturas física, intelectual e emocional permanecem. Nem um esboço de falsidade.
Finalmente acabei encontrando uma pequena similaridade, mas foi através da minha sensibilidade ou será da minha admiração? Fico com a dúvida, quando eu me resolver, revelarei! 
É o seguinte, vi que o nome "Camaleão" significa "leão da terra", e é derivado das palavras gregas Chamai (na terra, no chão) e leon (leão). 

Não sei bem porque, mas ele me lembra natureza, terra, matas verdes e a majestade de um leão. E aí...
Fechou!
E assim entendi porque associei a ele, um camaleão... 

ELE E O CAMALEÃO

A cada situação
Ele e o camaleão.
Camaleão muda de cor
Ele muda de fazer.
Ele muda de local
De diferentes situações
Como se fosse natural.

Em qualquer cor,
Camaleão continua camaleão,
Em qualquer ação
Ele continua Ele.
Camaleão muda de cor
Pelo sentir do medo.
Ele sendo Ele,
Enfrenta o medo.
Sem disfarce.

O camaleão muda de cor
E Ele muda o cavalgar
E agora vai desfilar.

E Ele desfila Ele...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revele que esteve aqui!