quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DICIONÁRIO




Depois de pensar sobre a palavra Prelúdio, num dos textos que já publiquei, e já antes ter sentido que existem palavras mentirosas, como: nunca, jamais... Resolvi que aos poucos criarei meu dicionário, o chamarei de “Dicionário Segundo Minha Emoção”. Hoje me detenho na palavra “Consensual”

Consensual: Adj. 2 g. 1. Relativo a consenso; 2. Dependente de consenso.

Sei o significado de consenso, mas reproduzo pra não ficar dúvida:
Consenso. Substantivo Masculino. 1. Conformidade, acordo ou discordância de ideias, de opiniões.

Então querem que eu aceite que consensual tem a ver com consenso? Consenso é uma palavra que quase me causa náuseas. É chata... quem já participou de algum tipo de encontro onde o objetivo é obter o consenso para algum ponto conflitante, sabe bem o que digo: é maçante, gera discussões, animosidades, quem cede em nome do consenso sai com a sensação de derrota e quem defendia o que foi aprovado por consenso, sente-se vitorioso. Ou então se faz uma composição das várias opções em questão e saem todos em desagrado. Consenso não é preto nem branco, nem de qualquer outra cor, é neutro, apagado. Não é palavra redonda que rola fácil no entendimento, nem quadrada, é simplesmente chata. Ainda bem que é masculina, nada a ver com as femininas mesmo, nisso pelo menos concordo com a linguística.

A ortografia para essa definição de consenso, deveria ter sido a palavra consensal, bem melhor. “Com sem sal” definiria muito bem o tal de consenso, com ou sem sal, tanto faz é ruim de qualquer jeito. Muito mais verdadeira do que consensual.

 A própria linguística já se perde ao classificar consensual como adjetivo comum aos dois gêneros. Como assim? Se ela tem a ver com consenso e esta é masculina, como o consensual é para o masculino e o feminino? Não existe lógica e na vida tudo tem lógica, percebe-se ou não, mas tem.

Veja a sonoridade dessa palavra, pronuncie calmamente “com sensual”. Agora me diz, lembrou monotonia, coisa desagradável? Duvido, ela é sonora, agradável, gostosa de falar, relembra perfume, sonhos, nota-se a delicadeza feminina nela.

A definição que constará do meu dicionário será: 
Consensual: Com respeito aos sentidos, com volúpia.

Concorda?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revele que esteve aqui!