quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PERDÃO




Como perdoar? Muitas vezes falei:

_ Perdoo. E fiquei me perguntando:
_ E o que faço com a dor, com a mágoa?

Tem coisa mais difícil na vida do que perdoar?
Qual a técnica para apagar a desilusão, a ofensa, a calúnia, a traição, ou qualquer outro mal que sofremos?

Como retornar o olhar para a pessoa como a víamos antes? Esquecer? Sim seria a solução, e como fazê-lo? Existem técnicas meditativas para esquecer, mas esquecer é perdoar? E quando a lembrança intrometida surge e revivemos a dor? Mas afirmamos que perdoamos e...

Esse foi um de meus questionamentos por anos e anos na vida. Perguntei a outros, pesquisei em livros, me sentia má, pois o perdão que oralmente prometia, não habitava em mim, continuava sendo vítima. Observava pessoas, me pareciam saber perdoar.

Num dos livros li que a primeira atitude é querer. Não ajudou, queria perdoar e não conseguia! Sempre o ressentimento permanecia, me trazendo angústias e malefícios.

Foi quando mudei o olhar, voltei-o para mim. Procurei por minha culpa. Entendi que se fui magoada, não foi por ser um modelo de bondade, de perfeição. Busquei por meus erros e, para minha surpresa, encontrei-os!

Entendi as ofensas, e perdoei...

 "O perdão é uma necessidade absoluta para a continuidade da existência humana", escreveu o bispo africano Desmond Tutu

Um comentário:

  1. Me alegro de que al final lo importante sea perdonar, en ocasiones dificil pero al final siempre estas mejor contigo misma cuando lo haces, aunque eso no quiere decir que lo olvides, ni que sean grandes amigos.

    ResponderExcluir

Revele que esteve aqui!