domingo, 26 de maio de 2013

A Palavra e Neymar



Amo palavras e a cada nova que aprendo mais admiro a nossa Língua Portuguesa. Agora ando analisando uma com cinco sílabas e classificada como um substantivo feminino. Tinha que ser feminina mesmo e a definição dela mostra o porquê desta minha afirmação.

Essa palavra explica muito do que já senti, do que já venci pelos meus dias e que são definidos por ela. Ela relaciona-se a outras que conhecemos bem, como superação positiva, energia e firmeza, regeneração e recuperação, força interior, tudo que faz parte do popularmente dito, “dar a volta por cima”.

Já enfrentei decepções, mágoas e perdas e saí ilesa e, após um período continuei no mesmo ritmo, isso é definido pela palavra que aprendi a “resiliência”, e o estranho é que não sou a única que não a conhecia, pois o corretor do texto do Office Word 7, está assinalando a palavra com aquelas ondinhas vermelhas e diz que não tem sugestões de ortografia! Será que no Office Word 8 já tem? Quem sabe algum dos responsáveis leia esse texto... 

A verdade é que somos seres resilientes, ou deveríamos ser e exercitar sempre o “ser resiliente”. Ao passar por uma situação difícil ser capaz de ser e fazer o que fazia ou sentia antes com o mesmo foco. Algumas pessoas têm mais, outras menos e algumas quase nenhuma condição de se superar e recuperar-se nas dificuldades, de perdas, de doenças, de mágoas e isso define o nível de resiliência de cada um.

Agora terei que fazer uso da minha resiliência para continuar tendo o Santos Futebol Clube como meu time do coração, torcer e aplaudir suas atuações, mesmo sem o Neymar! Não vai ser fácil, a saudade do moleque alegria e ousadia vai bater forte. Saudades de suas jogadas imprevisíveis, seus gols antológicos, suas dancinhas... O consolo vem por ter quase certeza que lá já é prestigiado. Vai mostrar sua alegria, sua arte com a bola e o jovem profissional responsável que é, e assim os invejosos de plantão daqui, aqueles que tentaram em vão lhe denegrir, irão reconhecer o quanto erraram ao vaiar-lo, ao cobrar dele o desempenho de uma seleção. 

Penso que a definição de Resiliência ficou clara:

1Na física: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica
2 Derivação: sentido figurado: capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças

Concorda que resiliência define uma mulher verdadeira?  Por isso é feminina e ainda, é bonita e de pronuncia elegante em sua composição silábica, ainda é também misteriosa e indica resistência e superação. Certo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revele que esteve aqui!